0

0

sobre nós

A Associação Voluntários Amigos dos Bichos é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2005 no município de Chapecó promovendo ações de bem-estar animal. A principal atividade desenvolvida pela entidade é o Controle Humanitário de Cães e Gatos através de esterilização cirúrgica. As esterilizações (em média 700/ano) são realizadas no CEPA - Centro de Esterilização de Pequenos Animais, em parceria com a Prefeitura de Chapecó. São esterilizadas fêmeas de rua e de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

A Amigos dos Bichos também atua fortemente junto ao legislativo na proposição de políticas públicas para os animais. A maior conquista nesta área foi a efetiva aplicação da Lei 5493/2008 que proíbe a circulação de veículos de tração animal no perímetro urbano. Após anos de sofrimento para os cavalos, os catadores agora se organizam e realizam suas atividades de forma mais segura para eles e sem sofrimento par aos animais!

A entidade também realiza mutirões nos bairros mais carentes levando casinhas, ração, vermífugos, antipulgas, coleiras, correntes, enfim, tentando melhora um pouco a vida dos patudos de famílias carentes.

As atividades são mantidas através de convênio com o município, destinação de verbas de órgãos federais e estaduais, mas principalmente através da ajuda da comunidade, que contribui com doações de materiais, ração, recursos financeiros. A Amigos dos Bichos também realiza eventos para arrecadar fundos, como a Tradicional Barraca da Avenida, o Bingo Animal e a Parada Animal. Vende camisetas, adesivos, e todo tipo de materiais para manter suas atividades.

Pela importância e seriedade do trabalho realizado, foi vencedora do 19° Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-estar Animal. Tem os títulos de utilidade Pública Municipal e Estadual.

Importante salientar que trabalhamos com o método CED - Captura-Esteriliza-Devolve. Não temos abrigo nem hospital veterinário. Todos os animais esterilizados são microchipados.

nossos parceiros